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Publicado em:31/07/2019
:: Plantão Policial :: PM alerta população para golpes em compras pela intenet. Fique Ligado...
O golpe do boleto bancário é quando o cliente é enganado recebendo um boleto falso!

Consumidor deve ficar atento em prontas pela internet. Foto Reprodução

Na segunda-feira, dia 29, por volta das 16 horas, compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá, uma vítima relatando que na data de 04/07/2019 entrou no site de uma famosa loja de departamento e efetuou a compra de uma televisão Samsung led 65 polegadas, cor preta, tendo sido gerado um boleto para ser pago através do banco Santander no valor total de R$1.199,02, sendo efetuado o pagamento do boleto na mesma data.

Porém, ainda segundo a vítima em relato para a Polícia Militar, após ter efetuado o pagamento, constatou que o beneficiário não se tratava do banco Santander e sim banco Invest programado sofisa direto/ banco sofisa sociedade anônima. Segundo a vítima, na data de 01/07/2019 havia entrado no mesmo site e efetuado a compra de uma televisão marca samsung led 55 polegadas, cor preta, no valor de R$1.499,121, porém a TV não foi entregue. Foi constatado através do banco Santander e banco Itau onde foram efetuados os pagamentos, que se tratavam de boletos fraudados, tendo a vítima percebido se tratar de um golpe.

ENTENDA O GOLPE:

O golpe do boleto bancário é quando o cliente é enganado recebendo um boleto falso!
O consumidor, por exemplo, compra um produto que não é entregue. Ao reclamar, descobre que pagou um boleto falso.
Os valores pagos não são encaminhados para o vendedor, mas para terceiros laranjas ou fraudadores.

DICAS PARA EVITAR O GOLPE:

- O consumidor precisa tomar muito cuidado para não cair em um golpe evidente.
- Por exemplo, pagar um boleto que recebeu por e-mail cobrando uma dívida que não existe de uma empresa que não conhece.
- Neste caso há uma situação evidente de golpe.
- É sensato que o consumidor fuja dessas situações.
- Ou então demonstrar descuido na segurança ao usar a internet.
- Comprar de um site falso ou de um ambiente que não é seguro, pode também resultar em prejuízos.
- Por esse motivo, recomenda-se que o consumidor esteja bem atento à segurança.
- Também, antes de pagar qualquer boleto bancário, verificar os dados impressos e o valor cobrado.
- Identifique se não há informações divergentes.
- Verifique o nome da empresa, do banco, o código de barras, a data de vencimento ou mesmo o valor cobrado estão corretos.
- Havendo divergências é recomendado entrar em contato com a empresa e checar as informações.
- Além do mais, tenha em mente que os órgãos públicos não enviam cobranças ou intimações por e-mails.
- Notificações por e-mail para comparecer à Polícia Federal, à Receita Federal, etc., são golpes evidentes.
- Em qualquer caso, havendo fraude, o consumidor poderá procurar a polícia e registrar a ocorrência.

C/ Ascom/PM