Araxá, 15 de Outubro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:25/06/2019
:: Fliaraxá 2019 :: “As escolas são a democracia”, diz Valter Hugo Mãe sobre prêmio de redação
Prêmio Maria Amália Dumont é promovido anualmente e feito entre as escolas de ensino médio fundamental do município

Os vencedores do tradicional prêmio de redação do Festival Literário

Emocionado e quase sem palavras, Valter Hugo Mãe encerrou o Prêmio Maria Amália Dumont com discurso sobre a importância das escolas nas vidas das pessoas e sobre como é importante estimular a literatura, a leitura e a imaginação. No palco, Tauane Pereira Silva não segurou as lágrimas. Ela foi a vencedora da categoria de 15 a 18 anos e responsável por emocionar todos os presentes.

Tauane tem 17 anos e é estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Vasco Santos. Na redação “Sem fronteiras”, escreveu que os livros são um mundo com mundos dentro. A medida em que a professora homenageada Maria Amália Drumond lia o texto, o clima de afeto e emoção crescia no Cine Teatro Tiradentes.

Já na categoria de 12 a 14 anos, o vencedor foi Paulo Fernando Borges Fagundes, de 14 anos. Ele é estudante do 9º ano da Escola Estadual Antônio Corrêia de Oliveira. Escreveu a redação “Nosso mar de surpresas”. No texto, Paulo citou Dom Quixote de La Mancha e comparou a imaginação a águas de um rio. “A imaginação flui como as águas de um rio e a leitura é o leme que leva sua mente, como um barco, a deslumbrar dessas águas. Estes pilares constroem a mente e a encantam, tangendo-a ao suspense, ao romance, à aventura e todos os demais gêneros erguidos com eles”, diz um trecho.

Ariana Emanuelly Martins dos Santos da Silva foi a pequena grande vencedora da categoria 9 a 11 anos. A redação “Ler, viver e imaginar” encantou a todos com a sinceridade da menina, que se compara a Alice e que sonha em conhecer o País das Maravilhas. “Por tudo isso, a leitura é muito importante na minha vida! Ela me leva a sonhar e acreditar no impossível. Acreditar num mundo melhor, cheio de magia e fantasia, diferente da realidade em que vivemos e é nesse mundo que quero estar”, finaliza na sua redação.

Prêmios

Os primeiros lugares receberam o troféu e o prêmio no valor de R$ 1 mil reais, o segundo R$ 700 e o terceiro ao quinto ganharam certificado de participação.

O concurso

O Prêmio de Redação Fliaraxá Maria Amália Dumont é promovido anualmente pelo Fliaraxá. É feito entre as escolas de ensino médio fundamental do município. O objetivo é estimular a escrita, revelar talentos e incentivar a formação de novos leitores.

Neste ano, os textos elaborados pelos alunos partiram do tema “Literatura, leitura e imaginação”, o mesmo do 8º Festival Literário de Araxá. E a adesão foi grande. 36 escolas participarem, envolvendo mais de 14 mil alunos.

C/ Ascom