Araxá, 15 de Outubro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:24/06/2019
:: Arte e Cultura :: Fliaraxá realiza homenagem aos 180 anos de Machado de Assis
Cinco acadêmicos da Academia Brasileira de Letras participaram da solenidade em homenagem ao patrono do Fli/2019

Passados exatos 180 anos, sua vida e obra é celebrada em 2019

O Brasil vivia sob o reinado do jovem D. Pedro II quando, em 21 de junho de 1839, nascia Machado de Assis, aquele que é considerado o nosso maior escritor. Veio ao mundo em berço humilde, de raça negra, filho do operário Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis. Ficou órfão de mãe ainda criança e, vivendo no Morro do Livramento do Rio do Janeiro, teve grande dificuldade de ter estudos regulares. Aprendeu o suficiente para com 15 anos publicar seu primeiro trabalho literário, o soneto “À Ilma. Sra. D.P.J.A.”, no Periódico dos Pobres.

Passados exatos 180 anos, sua vida e obra é celebrada em 2019 numa homenagem do Festival Literário de Araxá, realizada no imponente Tauá Grande Hotel, com a presença de cinco membros da Academia Brasileira de Letras. Além do seu presidente Marco Lucchesi, participaram Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola Brandão, Antonio Carlos Secchin e Antônio Torres. A atividade contou também com a presença do ator Thiago Lacerda, que leu trechos da obra do “Bruxo do Cosme Velho”.

A solenidade foi coordenada pelo fundador e curador do Festival, o escritor Afonso Borges. A ideia do formato, segundo ele, surgiu há um ano atrás, quando definiu-se Machado de Assis como Patrono da 8a Edição do Festival e foi possível “graças à generosidade de Thiago Lacerda, que veio para Araxá participar deste momento histórico”.

A presença dos acadêmicos se justifica pela importância que Machado de Assis teve para a literatura mundial. O Patrono do Fliaraxá foi o principal organizador da Academia Brasileira de Letras, que nasceu no dia 20 de julho de 1897, sendo fundador e o primeiro a ocupar a presidência, onde ficou por 10 anos. A sede da entidade leva o nome de Casa de Machado de Assis.

C/ Ascom