Araxá, 18 de Julho 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:17/06/2019
:: Festival Literário :: Fliaraxá traz “História e poesia” de Cândido Portinari. Programe-se...
Palestra de João Cândido Portinari será realizada no dia 21, sexta-feira, às 11h

Palestra será na próxima sexta-feira, dia 21, às 11h

Considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o que alcançou maior projeção internacional, Cândido Portinari estará presente no VIII Fliaraxá 2019 por meio de uma palestra que o seu único filho, João Cândido Portinari, que está na programação do Festival, no dia 21 (sexta), às 11h.

Em 1979, após 13 anos de atividades de pesquisa, ensino e administração desenvolvidas em tempo integral no Departamento de Matemática da PUC-Rio, o professor João Portinari concebeu e implantou o “Projeto Portinari”, trabalho universitário de equipe multidisciplinar que há 40 anos se empenha no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-62).

A palestra se desdobra sobre a vida e obra de Portinari, destacando sua intensa interação com os poetas e escritores e o trabalho do Projeto Portinari.
Guerra e Paz

A história dos monumentais painéis “Guerra” e “Paz”, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas, também será tema da exposição. Após obter da ONU a guarda dos originais “Guerra” e “Paz” durante o período 2010-2015, o Projeto Portinari trouxe a obra prima do pintor para restauro e exposição no Brasil.

C/ Ascom