Araxá, 16 de Outubro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:11/06/2019
:: Cultura :: Pré-Fliaraxá leva poesia e boas histórias para estudantes de Araxá. Confira...
As atividades são destinadas aos alunos das escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental

As atividades são destinadas aos alunos das escolas públicas e particulares

Bate-papos, roda de leitura e contação de histórias irão preparar a cidade para receber o Festival Literário de Araxá. Do dia 10 ao dia 18 de junho, o Pré-Fliaraxá vai reunir autores e estudantes em uma programação totalmente gratuita. As atividades são destinadas aos alunos das escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental de Araxá e, algumas delas, abertas ao público.

Alexandre Rampazo

O premiado ilustrador de livros infantis Alexandre Rampazo inicia o Pré-Fliaraxá, nos dias 10 e 11. Se eu abrir esta porta agora…; Aqui, bem perto; Este é o lobo e a Cor de Coraline são alguns de seus principais trabalhos. Rampazo tem mais de cinquenta livros ilustrados em parceria com outros escritores, ganhou o Prêmio Jabuti, Prêmio FNLJ, Troféu Monteiro Lobato e também o Prêmio Cátedra de Leitura da UNESCO e ilustrou vários trabalhos selecionados para o catálogo da Feira de Livros Infantis Selection Bologna do IBBY / FNLIJ.

- Dia 10
Segunda-Feira
9h30 - Colégio Atena
11h - Colégio Dom Bosco
14h - SESC (contação de história Márcia Balieiro)
15h30 - Praça dos Salesianos. Atividade aberta ao público com a participação das escolas Pe João Botelho e Gabriela Mistral

- Dia 11
Terça-Feira
9h - E. E. Delfim Moreira
10h30 - Colégio Gabarito
14h - E.E. Polivalente
16h - E.E. Pe Anacleto

Alessandra Roscoe

Jornalista, blogueira e autora de literatura infantil, Alessandra Roscoe dá sequência nas atividades do Pré-Fliaraxá. Autora de História para boi casar, dentre outros, Alessandra também é coordenadora do Uni duni Ler Todas as Letras, projeto de incentivo à leitura voltado, principalmente, para bebês, idosos, pessoas com necessidades especiais, hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social. As atividades que com autora acontecem nos dias 12 e 13.

- Dia 12
Quarta-Feira
8h - E.M. Romália Porfírio
10h - E.E. Pio XII
14h - E.E. Luiza de Oliveira
15h30 - E.E. Dom José

- Dia 13
Quinta-Feira
8h - E.M. Anexo Lélia
9h30 - E.E. Lia Salgado

Tiago de Melo Andrade

Tiago de Melo Andrade será o palestrante nos dias 13 e 14. Ele começou a escrever literatura em 1995 e, em 2000, publicou seu primeiro livro, A caixa preta, pelo qual recebeu o prêmio Jabuti 2001 de Autor Revelação.

- Dia 13
Quinta-Feira
14h - E.E.Vasco Santos
16h - E.E. Loren Rios

- Dia 14
Sexta-Feira
8h - E.M. Dona Gabriela
10h - E.M. Alice Moura
13h30 - E.E. Coronel José Adolfo Aguiar
15h - Biblioteca Municipal Viriato Correia. Atividade será aberta ao público com contação de histórias pelo Núcleo de Incentivo a Leitura da Prefeitura Municipal e participação dos Colégios Dom Bosco e Atena.

Luiz Antonio Aguiar

Autor de cerca de 90 títulos, Luiz Antonio Aguiar também é convidado do Pré-Fliaraxá. Ele participa de atividades nos dias 17 e 18. O escritor ganhou diversos prêmios pelo mundo, o Jabuti (1994); várias menções do Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ; inscrito na lista de honra do IBBY (2007); o White Ravens (2008), a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – na Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ. Colaboradora em jornais e ministra oficinas de leitura e de criação literária por todo o país.

- Dia 17
Segunda-Feira
9h - SESI-SENAI
10h30 - Colégio São Domingos
14h - E.M. Auxiliadora Paiva
15h30 - E.E. Maria de Magalhães

- Dia 18
Terça-Feira
8h - E.M. Manoela Lemos
10h - E.E. Rotary
14h - E.E. Eduardo Montandom
16h - E.E. Armando Santos

Fê Feliz

A booktuber Fernanda Oliveira, a Fê Feliz, levará a magia das histórias infantis para a criançada no dia 18. Ela é autora de vários livros infantis, destacando-se a coleção de livros/cds Zoic e tem um canal de sucesso no youtube,

- Dia 18
Terça-Feira
8h30 - E.M. Leonilda Montandom
10h - APAE
13h - E.M. Agar de Afonseca
15h - Biblioteca Municipal Viriato Correia. Atividade será aberta ao público com a
participação do Colégio Atena e E.E Dom Pixote.

Poetas locais também estão programação do Pré-Fliaraxá para realizar visitas a escolas da cidade
Dia 12/06 - Liria Porto e Ton Carteiro
10h – E.E.Coronel

Dia 13/06 - Flávio Otávio e Geraldo Neto
10h - E.E.Loren

Dia 17/06 - Flávio Otávio e Geraldo Neto
10h - E.E. Armando Santos

Dia 18/06 - Liria Porto e Ton Carteiro
19:30 E.E.Rotary

Sobre os poetas

Líria Porto é autora dos livros Borboleta desfolhada e de Lua, Asa de passarinho e Garimpo (finalista do Prêmio Jabuti – Poesia – 2015), Cadela prateada e do blogue Tanto mar. Participou das antologias Dedo de moça – escritoras suicidas – e Cartas embaralhadas, organizada pelo escritor Leonel Prata. tem poemas publicados em vários jornais, revistas e sites.

Flávio Otávio Ferreira é graduado em Letras e tem poesias publicadas em várias antologias. Em 2005, lançou o seu livro de estreia Cata-ventos e, em 2007, foi contemplado com a 2ª colocação no I Prêmio Solar de Literatura João Monlevade 43 anos, com o texto "Poema Insano". Em 2009, publicou o livro Itinerário Fragmentado.

O araxaense Geraldo Neto é formado em Jornalismo pela UNI-BH. Trabalhou com música e produção cultural e é autor do livro de poemas, intitulado “Escapismo” pela Editora 7 letras.

Ton Carteiro trabalha nos Correios desde 2002 e sempre gostou de escrever. Participou de todos os FLIARAXAS e fez oficinas de escritas. Em 2017 foi convidado da autora araxaense Leila Ferreira para uma participação em uma noite especial. Retribuiu a gentileza no FLIARAXA 2018, fazendo uma homenagem a autora e amiga citada.

VIII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

No feriado de Corpus Christi, de 19 a 23 de junho, o Festival leva para Araxá programação gratuita de debates, lançamentos de livros, palestras, música e gastronomia. Entre os convidados estão Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Alice Ruiz, Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Edney Silvestre, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Marco Lucchesi, Pedro Bandeira, Clóvis de Barros Filho, Conceição Evaristo e o ator Thiago Lacerda, que fará leituras. O tema desta 8a edição do Fliaraxá é “Literatura, Leitura e Imaginação” para atrair o universal ao regional, produzindo sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura. O cenário é o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá onde mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura.

- Serviço: VIII Fliaraxá - Festival Literário de Araxá
- De 19 a 23 de junho de 2019
- Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá
Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá - MG
Informações: www.fliaraxa.com.br - info@fliaraxa.com.br
Redes Socias:
facebook.com/fliaraxa
Instagram - @fliaraxa
Twitter - @fliaraxa