Araxá, 18 de Julho 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:10/06/2019
:: Arte e Cultura :: Carreta Senac de Gastronomia homenageia escritores no Fliaraxá. Entenda...
VIII Fliaraxá acontece entre os dias 19 e 23 de junho nas dependências do Tauá Grande Hotel Termas de Araxá

O Fliaraxá acontece entre os dias 19 e 23 de junho no Tauá Grande Hotel

Além de muita literatura, a 8ª edição do Fliaraxá vai ter também uma intensa programação gastronômica. A Carreta Senac de Gastronomia estaciona em Araxá e oferece um cardápio literário para os visitantes e convidados do festival. Este projeto, que também funciona como escola, ministra cursos de gastronomia por todo o Brasil.

Durante o Fliaraxá, no dia 19 de junho, às 19h, haverá elaboração de um prato em homenagem a uma obra de Machado de Assis, patrono desta edição. A escolha do livro ainda é surpresa. O escritor Luiz Antônio Aguiar será o primeiro a participar do jantar temático. Será no dia 20 de junho, às 21h30.

A programação se estende até o dia 22, também com produção de um prato em homenagem a escritores e escritoras. Fê Liz, Leila Ferreira, Luiz Ruffato, Marina Colasanti e Vagner Fernandes também vão inspirar pratos e receitas. A ideia é que eles acompanhem a elaboração e apreciem as receitas.

Programação diversa

Os escritores convidados terão agenda intensa durante o Fliaraxá. Leila Ferreira, por exemplo, participa de Narrativas femininas: onde moram os nossos medos. Estarão com ela, Carla Madeira, Daniella Zupo e Cris Guerra. Leila também estará na mesa Escrever o sentimento do mundo. A autora é jornalista, formada em letras e tem mestrado em comunicação pela Universidade de Londres.

Economia do livro e As diversidades estéticas da ficção são as mesas que Luiz Ruffato estará presente. Serão, respectivamente, no dia 20, às 15h30, e na sexta-feira, dia 21, também às 15h30. Ruffato escreveu o romance Eles eram muitos cavalos, em 2001. Foi vencedor do Troféu APCA, que é oferecido pela Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional. A obra dele contém, além de romances, ensaios, participação em antologias, traduções, contos, literatura infantil e poesia.

A mesa As diversas estéticas da ficção também conta com Marina Colasanti. Ela é um escritora ítalo-brasileira e fala sobre ficção ao lado de Luiz Ruffato.

Outro homenageado na Carreta Senac de Gastronomia é Vagner Fernandes, autor da biografia Clara Nunes: Guerreira da Utopia. Ele participa, ao lado de Tom Farias e Zuenir Ventura da mesa Biografia e memórias - narrativas.

Confira a agenda completa da Carreta Gastronômica Senac:

20/06
- 21h30
- Luiz Antônio Aguiar

21/06
- 10h
- Fê Liz

21/06
- 20h
- Luiz Ruffato

22/06
- 12h
- Vagner Fernandes

22/06
- 17h
- Leila Ferreira

23/06
- 12h30
- Marina Colasanti