Araxá, 18 de Julho 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:05/06/2019
:: Arte e Cultura :: Sacos de pão exclusivos dão as boas-vindas para o Fliaraxá
VIII Fliaraxá acontece entre os dias 19 e 23 de junho nas dependências do Tauá Grande Hotel Termas de Araxá

Foram produzidos 10 mil sacos a mais que a edição de 2018

Literatura servida bem cedinho, já no café da manhã. É assim que a cidade de Araxá vai entrar ainda mais no clima da invasão literária da 8ª edição do Fliaraxá. Desde ontem, segunda-feira (3), padarias e estabelecimentos do município mineiro passarão a distribuir seus pães em sacos de papel especialmente confeccionados pelo evento. Ao todo, 40 mil unidades serão distribuídos com textos de Alice Ruiz, Machado de Assis, patrono do evento em 2019, e do escritor português Valter Hugo Mãe, autor homenageado desta edição.

O VIII Fliaraxá acontece entre os dias 19 e 23 de junho nas dependências do Tauá Grande Hotel Termas de Araxá, com entrada gratuita, mediante credenciamento pelo site www.fliaraxa.com.br.

Devido ao sucesso da iniciativa, esse ano serão produzidos 10 mil sacos a mais que a última edição. Impressas em três tamanhos (1, 3 e 5kg), serão três modelos de embalagens, cada uma com um poema de um dos autores citados.

De Alice Ruiz, um poema feminista irá inspirar as manhãs. Ela é poeta e haikaista, com mais de 20 livros publicados, entre poesia, traduções e uma história infantil. Compõe letras desde os 26 anos – tem diversas canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.

Valter Hugo Mãe, escritor português homenageado nesta edição do Festival, além do texto de um dos sacos de pão, é o autor das ilustrações exclusivas de todas as embalagens. Valter Hugo Mãe é o nome artístico do escritor português, nascido em Angola, Valter Hugo Lemos. Escritor, editor e artista plástico, possui livros publicados de poesia, contos e narrativa longa. Em 2007, atingiu o reconhecimento público com a conquista do Prêmio Literário José Saramago com o seu segundo romance “O Remorso de Baltazar Serapião”. Em 2012, foi agraciado com o Prêmio Portugal Telecom pelo romance “A máquina de fazer espanhóis”, dentre outras premiações.

Patrono desta edição do Fliaraxá e um dos mais importantes escritores do mundo, Machado de Assis também terá suas palavras imprensas em um dos modelos de embalagem. No dia 21 de junho é comemorado o aniversário de 180 anos do autor, um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Os estabelecimentos que irão distribuir os sacos de pão do Fliaraxá são: Padaria Nosso Pão, Padaria Central, Posto de Gasolina Branquinho, Posto de gasolina DECK, Supermercado Kamel e Supermercado Barbosão.

VIII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

No feriado de Corpus Christi, de 19 a 23 de junho, o Festival leva para Araxá programação gratuita de debates, lançamentos de livros, palestras, música e gastronomia. Entre os convidados estão Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Alice Ruiz, Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Edney Silvestre, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Marco Lucchesi, Pedro Bandeira, Clóvis de Barros Filho, Conceição Evaristo e o ator Thiago Lacerda, que fará leituras. O tema desta 8a edição do Fliaraxá é “Literatura, Leitura e Imaginação” para atrair o universal ao regional, produzindo sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura. O cenário é o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá onde mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura.

Serviço: VIII Fliaraxá - Festival Literário de Araxá

- De 19 a 23 de junho de 2019
- Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá
Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá - MG
- Informações: www.fliaraxa.com.br - info@fliaraxa.com.br
- Redes Socias:
facebook.com/fliaraxa
Instagram - @fliaraxa
Twitter - @fliaraxa