Araxá, 20 de Setembro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:08/05/2019
:: Cultura e Arte :: 29º Encontro de Folias de Reis conta com 41 grupos em Araxá. Confira...
Foram quatro dias de festa com valorização da cultura, arte e o folclore

Tradicional encontro em Araxá reuniu mais de 12 mil pessoas nos quatro dias

Terminou em grande estilo, no último domingo, dia 05 de maio de 2019, o tradicional Encontro de Folias de Reis da Capela Mártir Filomena de Araxá.

Uma grande festa cultural, popular e gratuita, que foi promovida pela Associação da Capela Mártir Filomena e realizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e parceiros - Pronac 183730.

O evento popular teve início no dia 02 de maio. Foram quatro dias de festa, onde a cultura, a arte e o folclore de Araxá, foram valorizados e fortalecidos. Além de promover e resgatar a cultura e o folclore secular das folias de reis no interior de Minas Gerais, o 29º Encontro, também proporcionou aos grupos de foliões e ao publico em geral, a oportunidade de participarem de atividades e ações relacionadas com a arte das cantorias em versos que exaltam o nascimento de Jesus Cristo.

De acordo com o presidente da Associação da Capela Mártir Filomena, Elcimar Gilberto da Silva, o Beto, “o nosso encontro desse ano superou todas as expectativas. Mais de 12 mil pessoas visitaram a festa durante os quatro dias do Encontro, na maior integração, amizade e sem nenhum incidente registrado, graças a Deus. Este ano para a nossa satisfação, tivemos a participação de 41 grupos de folias de reis. Temos também que destacar e valorizar o trabalho bacana dos nossos companheiros; foram mais de 150 voluntários atuando para a realização do Encontro. No domingo de encerramento da festa, como acontece todo ano, nós servimos o almoço de graça para todos os presentes na sede da Capela Filomena. Com a ajuda da comunidade e parceiros conseguimos doações para o almoço de 1.500 quilos de carne, 400 quilos de arroz, 220 quilos de feijão, 289 quilos de macarrão, 400 quilos de batata e 300 quilos de mandioca. Comida boa e com fartura para todo mundo”.