Araxá, 08 de Dezembro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:19/08/2014
:: Fazendo História :: Adesc lança livro com a história dos 30 anos da Festa dos Motoristas
O livro revela que a Festa dos Motoristas começou em 1985 com a participação de moradores dos bairros Santa Luzia e São Cristóvão

O livro registra a memória dos 30 anos da Festa dos Motoristas de Araxá

A Associação de Apoio aos Motoristas - Adesc lançou um livro onde registrou a memória dos 30 anos da Festa dos Motoristas de Araxá. Os exemplares foram distribuídos gratuitamente na noite do último sábado, 9, quando também aconteceu a premiação do concurso frases de para-choque.

O livro conta que a Festa dos Motoristas, em louvor a São Cristóvão, começou em Araxá em 1985 com a participação de moradores dos bairros Santa Luzia e São Cristóvão que viram a necessidade de uma capela nas imediações e então começaram a promover festas para angariar fundos para a construção. Com o tempo a festa cresceu e ganhou grandes dimensões. Para se ter uma ideia, a primeira carreata contou com apenas cinco veículos que levaram a imagem de São Cristóvão pelas principais ruas de Araxá. Atualmente são centenas de veículos que participam desta mesma carreata.

A Adesc foi criada em 1996 e no ano seguinte se consolidou a parceria com o Sindicado dos Motoristas para orientar e auxiliar os festeiros na programação, organização e realização da Festa dos Motoristas. Desde então teve início o incansável trabalho para viabilizar a tão sonhada sede para a instituição que em 1997 foi considerada de Utilidade Pública Municipal.

O Livro

Com o título Festa dos Motoristas tradição e cultura - Memória dos 30 anos da Festa dos Motoristas de Araxá, o livro traz um amplo acervo de fotos de praticamente todas as edições da festa e também uma galeria de homenagem aos festeiros. O evento deste ano entra como uma importante etapa da história da festa, pois foi a primeira vez em que toda a programação foi realizada na sede própria da Adesc inaugurada em 2013 na Alameda da Liberdade em frente a av. Tancredo Neves, em Araxá.

A vice-presidente da Associação de Apoio aos Motoristas - Adesc, Dona Nilza e a administradora da Pensare - Projetos, Assessoria e Consultoria exibiram com orgulho e alegria o livro após a sua distribuição.