Araxá, 18 de Julho 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cidade

Publicado em:15/05/2014
:: Ação Parlamentar :: Deputado Bosco trabalha para reativar voos no Aeroporto Romeu Zema
Em conjunto com deputado Aracely de Paula, parlamentar trabalha para reativar e ampliar ofertas de voos em Araxá

Deputado durante audiência com o governador Alberto Pinto Coelho

O deputado Bosco (PTdoB) esteve em reunião com o diretor de Infraestrutura Aeroviária, Marco Antonio Migliorini no último dia 12, na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) na Cidade Administrativa. Nesta reunião, o parlamentar tratou dos últimos passos a serem tomados para reativação da totalidade dos vôos pela Azul no Aeroporto Romeu Zema de Araxá. Existe apenas um voo que chega na cidade sábado e parte no domingo. Os voos durante a semana foram suspensos.

Segundo a ANAC, na última inspeção ao aeroporto em dezembro de 2013, foram apontadas várias irregularidades no que diz respeito ao combate de incêndio. Entre as mais destacadas na época, foram a falta de equipe especializada na prevenção e combate a incêndio, falta de equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Carro de Combate a Incêndio. Este serviço de apoio e prevenção de acidentes era realizado pelo CBMMG- CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS e Prefeitura Municipal de Araxá.

A ANAC determinou que este serviço deve ser feito por equipe especializada e equipamentos específicos. De acordo com o administrador do aeroporto e operador de voo, Fabiano Cota, a equipe já foi treinada e se encontra a disposição e os equipamentos já foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Araxá.

Com relação ao Carro de Combate a Incêndio (CCI), o Deputado Bosco esteve em reunião no dia 25 de abril deste ano, com o Governador do Estado Alberto Pinto Coelho, solicitando o empenho do governo para aquisição do veículo com a maior urgência possível. Em atendimento ao pedido do parlamentar, de imediato, o governador determinou a Secretaria de Transportes e Obras Públicas(SETOP), agilidade no processo para atender a cidade de Araxá de forma prioritária. Por se tratar de um veículo especial, a fabricação deste caminhão somente é feita por encomenda e com prazo de no mínimo 120 dias (4 meses), deixando assim a cidade de Araxá e região sem transporte aéreo em sua totalidade durante este período. Preocupado com esta situação, Bosco conseguiu provisoriamente em caráter de empréstimo, um caminhão junto a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso (MG). O veículo já inspecionado pela ANAC, encontra-se a disposição da Prefeitura Municipal de Araxá.

No dia 14/05, a pedido do parlamentar, o prefeito em exercício Miguel Júnior, enviou ofício ao prefeito do município de Santana do Paraíso, para efetivar o contrato de empréstimo do caminhão. De acordo com Bosco, agora é providenciar o transporte do caminhão até Araxá e ai sim, solicitar a ANAC e a Azul o retorno da totalidade dos vôos.

“Estamos mantendo contato permanente com os diretores da Azul Linhas Aéreas em ação conjunta com o Deputado Federal Aracely de Paula, visando o retorno e ampliação dos vôos”, destacou o parlamentar.