Araxá, 06 de Dezembro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:05/11/2014
:: Educação :: Alunos das redes estadual e municipais são avaliados nas escolas públicas de Minas
As provas fazem parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e serão em escolas da rede estadual e municipal

Alunos mineiros participam da Semana da Avaliação. Reprodução

Até a próxima sexta-feira dia 7, 1.074.887 alunos mineiros participam da “Semana da Avaliação”. Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio das redes públicas de ensino, estadual e municipais, serão avaliados quando suas habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática. As provas fazem parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e auxiliam o Estado na elaboração de políticas educacionais para a Educação Básica.

O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) avaliará habilidades de leitura e escrita de 352.387 estudantes, sendo sua maioria do 3º ano do Ensino Fundamental. Deste total, 106.596 estão matriculados em escolas estaduais. O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), por sua vez, será aplicado a 722.500 alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Deste total, 473.035 são da rede estadual de ensino.

“É importante a participação de todos os alunos, porque a partir dos resultados a Secretaria de Educação poderá definir as políticas mais assertivas para o aprimoramento do trabalho pedagógico, investindo assim em uma melhor aprendizagem dos alunos”, destaca a Superintendente de Avaliação Educacional, Maria Inez Barroso Simões.

Dentro da Semana de Avaliação, as Superintendências Regionais de Ensino têm autonomia para definir os dias em que as avaliações serão aplicadas. Para auxiliar as escolas nessa aplicação das provas, os especialistas e analistas educacionais do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) do Órgão Central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino marcarão presença nas escolas estaduais. Orientações sobre a aplicação das provas também foram repassadas às equipes das redes municipais de ensino do PIP.

Questionários

No dia em que realizarem as avaliações do Proalfa, os alunos levarão para a casa um questionário que deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis e ser entregue no dia seguinte da aplicação. A partir desse questionário, a Secretaria de Estado de Educação poderá conhecer um pouco mais o perfil das famílias dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O questionário também será aplicado para os alunos que farão o Proeb. No caso desses estudantes o documento será entregue a eles no terceiro dia de provas e deverá ser devolvido ainda na Semana de Avaliação. O documento apresenta informações sobre o perfil socioeconômico dos estudantes e familiares.

Avaliação do Sistema Público

Embora as avaliações do Simave sejam uma iniciativa do Governo de Minas, com recursos do tesouro estadual, os testes também são aplicados nas redes municipais de ensino mineiras e chegam a todos os 853 municípios. Dos mais de um milhão de alunos avaliados no Proalfa e no Proeb, 495.256 mil são estudantes de escolas municipais.