Araxá, 05 de Dezembro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:04/11/2014
:: Educação :: Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual tem edital publicado
As inscrições serão entre os dias 3 e 14 de novembro e a prova será no próximo dia 14 de dezembro

Para se candidatar à vaga, o servidor deve ser certificado

Foi publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado o edital que define as normas relativas ao Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá validade de quatro anos, a contar da data da publicação do resultado final. Para se candidatar à vaga de diretor de escola estadual, o servidor deve ser certificado. As inscrições serão entre os dias 3 e 14 de novembro no site da Educação ou no http://www.makiyama.com.br/.

De acordo com o edital, para participar do processo de Certificação Ocupacional, o candidato deve atender a diversas condições. Entre elas ter cargo efetivo das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB) ou Especialista em Educação Básica (EEB) - Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional, vinculados às carreiras da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e possuir formação para o magistério obtida em curso superior de graduação em Pedagogia, Normal Superior, Licenciatura Plena, ou graduação em outra área acrescida de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (complementação pedagógica equivalente à licenciatura plena).

A prova terá 60 questões objetivas de múltipla escolha. Serão cobrados conhecimentos gerais em relação às temáticas: políticas públicas de educação de Minas Gerais, referenciais pedagógicos, bases legais da educação, interações sociais na sala de aula e na escola; e competências, habilidades e conhecimentos específicos na área de gestão educacional e de gestão pública, conforme os padrões de competência do diretor de escola estadual: planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros, gestão de pessoas, gestão de compras e gestão do patrimônio.

Realizada no dia 14 de dezembro, a prova terá duração mínima de uma hora e máxima de quatro horas. O local da prova será informado ao candidato no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) e será disponibilizado no endereço eletrônico www.makiyama.com.br. Os candidatos à Certificação Ocupacional para uma das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B ou C farão prova em Belo Horizonte e os demais candidatos farão prova no município sede da SRE para a qual se inscreveram.

Certificação

A certificação foi criada em 2006 para os cargos de diretores de escolas e, desde então, a Secretaria de Estado de Educação já realizou quatro certificações ocupacionais para esse cargo. Seu objetivo é indicar, objetivamente, se um profissional tem as condições para assumir determinado cargo/função e se corresponde aos quesitos técnicos, com suas respectivas responsabilidades e atividades. O processo não tem caráter classificatório, ofertando aos candidatos apenas dois status: certificado ou não certificado.

Desde o primeiro processo de Certificação Ocupacional, 28.901 servidores já foram considerados aptos a ocuparem o cargo de diretor de escola. Na última edição da avaliação, em 2013, foram certificados 2.382 servidores. No processo anterior, feito em 2010, 14.145 foram certificados e eles contam com certificação vigente até dezembro, já que a avaliação tem validade de quatro anos.